O Brasil deu um passo decisivo rumo às quartas de final da Copa América de futebol ao vencer e eliminar o Paraguai por 4-1, na segunda rodada do Grupo D, em Paradise, Nevada.
No Allegiant Stadium, o time de Dorival Júnior recuperou do empate sem gols com a Costa Rica e ganhou uma grande vantagem em termos de saldo de gols para a última rodada. No entanto, terá de derrotar a Colômbia na partida final se quiser vencer o grupo.
Vinicius Júnior foi o destaque do jogo, marcando dois gols aos 35 e 45+5 minutos, quase igualando os três que havia somado nas primeiras 31 partidas pela 'seleção'.
Savinho, aos 43 minutos, e Lucas Paquetá, aos 65, de pênalti, após ter desperdiçado uma cobrança anterior aos 31, quando o placar ainda estava 0-0, completaram os gols do Brasil. Omar Alderete marcou o único gol paraguaio aos 48 minutos.
Em comparação com o empate contra a Costa Rica, Dorival Júnior substituiu Wendell e Savinho por Arana e Raphinha, enquanto o técnico argentino Daniel Garnero trocou apenas Caballero por Bobadilla em relação ao jogo contra a Colômbia, que terminou 2-1.
O primeiro chute foi do Brasil, com João Gomes arriscando de fora da área, por cima, aos seis minutos, mas a primeira grande chance foi do Paraguai, com o ex-portista Militão desviando um chute de Bobadilla, obrigando Alisson a fazer uma grande defesa aos 15 minutos.
Aos 23 minutos, Marquinhos cabeceou por cima; aos 25, Rodrygo perdeu muito tempo e, aos 30, Cubas desviou com o braço um chute de Lucas Paquetá, resultando em pênalti, que o jogador do West Ham desperdiçou, chutando ao lado do poste esquerdo aos 31 minutos.
O Brasil nem teve tempo de sentir o golpe, pois abriu o placar aos 35 minutos, com Vinicius Júnior iniciando a jogada e finalizando com classe na frente do goleiro, após as participações de Rodrygo, Bruno Guimarães e Paquetá, que deu a assistência.
A equipe paraguaia quase empatou aos 40 minutos, em um desvio de Villasanti a um cruzamento/chute de Enciso, mas, aos 43 minutos, o Brasil esteve ainda mais próximo de marcar, com um chute de Bruno Guimarães que acertou a trave.
No mesmo minuto, os 'canarinhos' chegaram ao segundo gol com Savinho, que aproveitou uma assistência involuntária de Espinoza, após um chute de Rodrygo defendido para a frente por Rodrigo Morínigo.
Ainda antes do intervalo, aos 45+5 minutos, após grande confusão entre jogadores das duas equipes, o Paraguai 'ofereceu' mais um gol ao Brasil. Desta vez, Alderete controlou Rodrygo, mas acabou chutando contra Vinicius Júnior, que marcou seu segundo gol na partida.
O jogador do Getafe terminou o primeiro tempo com uma falha comprometedora, mas compensou no início do segundo tempo, aos 48 minutos, com um grande chute de pé esquerdo de fora da área, que entrou junto ao poste esquerdo da baliza do surpreso Alisson.
Pouco depois, aos 51 minutos, Alisson teve de se esforçar para defender um grande chute de Enciso pela esquerda, mas o Brasil conteve a reação paraguaia e 'selou' o jogo aos 65 minutos, com Paquetá convertendo um pênalti, após um toque de mão de Villasanti na área.
A seleção brasileira obteve a primeira vitória na Copa América 2024. A goleada por 4 a 1 - com dois gols de Vini Jr., um de Savinho e outro de Paquetá - contra o Paraguai - Alderete descontou - também marcou o primeiro resultado positivo contra adversários sul-americanos no tempo regulamentar da competição continental, algo que não ocorria há 23 anos.
A última vez que o Brasil venceu o Paraguai havia sido em 2001, na Copa América da Colômbia, quando os brasileiros triunfaram por 3 a 1. Desde então, foram quatro empates e uma derrota contra os paraguaios. Em três desses empates, nas fases eliminatórias, o Paraguai venceu duas vezes e o Brasil uma vez nas disputas de pênaltis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário